Venceu em 1892 o primeiro concurso da República para o prêmio de viagem ao estrangeiro , da Escola Nacional de Belas Artes , seguindo em 1893 para a França.
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) , exibe até o dia 24 de junho , "Eliseu Visconti - A MODERNIDADE ANTECIPADA".
É muito impressionante constatar que mais de 60 anos tenham se passado desde a última grande retrospectiva da obra de Visconti , realizada em 1949.
A presente exposição representa uma oportunidade para que o público de hoje tome contato com a produção de Eliseu Visconti , em toda sua extensão.
Trata-se de ocasião ímpar, visto que a maior parte de sua obra está guardada em coleções particulares.
Dos cerca de 230 trabalhos aqui expostos (obras entre pinturas , desenhos , cerâmicas e objetos realizados pelo artista) , é provável que poucos visitantes - mesmo os especialistas - tenham conhecimento prévio de mais de uma ou duas dezenas.
Claro que eu não perderia este evento !!!
"Gioventu" - conhecida a GIOCONDA brasileira.
Arcos da Lapa - imagem do Rio de Janeiro
Antes de Gioventu , esta obra era conhecida a GIOCONDA brasileira.
"As duas Irmãs""Os patos no lago" - a minha tela preferida de Visconti
Embora algumas obras importantes não constem da exposição (por motivos alheios à vontade da curadoria) , temos a grata satisfação de poder trazer a público outras que tinham seu paradeiro desconhecido , e que agora poderão ser vistas pela primeira vez em décadas.
AMEI !!!
O Museu Nacional de Belas Artes fica na Av. Rio Branco , 199 - Cinelândia (Centro do Rio)
Tel : (21) 2240-0068
Fonte: Encarte da exposição , cedidos na entrada da exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário