sábado, 26 de fevereiro de 2011

Igreja Nossa Senhora da Penha

O nome é bem extenso e pode soar estranho: Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Penha de França. Mas podemos chamá-la , simplesmente , Igreja da Penha.
A história de igreja começou no século XVII , por volta do ano de 1635 , quando o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o Penhasco (grande pedra) para ver suas plantações , uma vez que era proprietário de toda área no entorno do atual Santuário. De repente foi atacado por uma enorme serpente. Baltazar , que era devoto de Nossa Senhora , quando se viu só e incapaz de se defender , pediu socorro à Nossa Senhora gritando: "Minha Nossa Senhora , valei-me!"
Nesse preciso momento surgiu um lagarto , inimigo das serpentes , e travou-se uma luta mortífera entre os dois animais.
Baltazar fugiu do local e relacionou o surgimento do lagarto ao momento em pedia ajuda à Virgem Maria. Agradecido ,então , por tão importante gesto maternal , mandou construir uma pequena capela onde pôs uma imagem de Nossa Senhora. Baltazar passou a subir a grande pedra (dai vem a palavra penhasco) não mais para observar suas plantações , mas para orar em agradecimento. Com ele subiam também os parentes , amigos e vizinhos e até pessoas curiosas que , à distância , viam a pequena capela , passando a frequentá-la.
Mas a subida era feita através do rochedo , muitas vezes com dificuldades. Assim como aconteceu com um casal que , casados já algum tempo , não conseguiam ter filhos. Isso foi em 1817 e a Sr.a Maria Barbosa prometeu que , se concebesse um filho , mandaria esculpir , no duro granito do penhasco , uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário. No ano seguinte , o casal era presenteado com um filho e no ano de 1919 , a escadaria estava pronta. São 382 degraus talhados na própria pedra , mais ainda que o número de dias do ano.O complexo religioso é composto pela bela igreja , construída no alto do penhasco , um pátio em sua base com diversas facilidades , como por exemplo , uma outra igreja (onde os fiéis podem fazer suas confissões) , uma loja com artigos religiosos relacionados à N.Sra. da Penha e a outros santos , uma concha acústica , lanchonete e bebedouro , sanitários , dentre diversas outras. Tem ainda a Sala dos Milagres , o Museu do Santuário da Penha e a Exposição de quadros , abertos em todos os domingos de festas.
A infra-estrutura do Santuário da Penha vem sendo melhorada permanentemente para que todos os romeiros e visitantes tenham o máximo de comodidade , sobretudo nos períodos de festas , quando a quantidade de pessoas é gigantesca. Um exemplo disto é o novíssimo bondinho que sai , tempos em tempos , do pátio até a igreja. Sua capacidade é de aproximadamente 500 pessoas por hora , poupando aqueles que não desejam , ou não tem condições físicas , de subir e/ou descer os degraus da escadaria principal.
É considerado um lugar sagrado e muito importante pois nele ocorre o pagamento de promessas diversas. Algumas pessoas , em penitência , sobem todos os degraus da ilustre escadaria ajoelhadas. E não são 365 degraus (número de dias do ano) como se imagina e sim 382 !!!
O setor de comunicação da igreja informa que o número de devotos tem se multiplicado , ao ponto de o espaço interno do Santuário e as da demais instalações não atenderem mais , amplamente , às necessidades dos visitantes.

Conforme um projeto em andamento , pretende-se construir uma nova Basílica com capacidade para vinte mil pessoas um ginásio polivalente para encontros , congressos , retiros , etc.
O complexo religioso se encontra nua bela área verde , com localização de fácil acesso , próximo à Linha Vermenha , Amarela ou Avenida Brasil.
Visitei a Igreja da Penha , ontem , e foi um passeio muito agradável.



Endereço: Largo da Penha , nº 19 Penha Circular Tel: (21) 2290-0942 Visitação Diária das 07 às 18 hs
Site: www. santuariodapenha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário