domingo, 21 de dezembro de 2008

Museu Histórico Nacional


Depois de ser vista por mais de 450 mil pessoas em São Paulo em 2007 e passar por 33 cidades em todo o mundo, a exposição "Corpo Humano: Real e Fascinante", chegou ao Rio de Janeiro em setembro de 2008. Tive disponibilidade de ir até lá em 17/11/2008.
É realmente fascinante e não indicada para pessoas mais sensíveis pois de trata de uma exposição de cadáveres...é isso mesmo , pessoas já mortas, que doaram seus corpos para as ciências!!!




Cartaz de entrada da exposição do corpo humano : "A perfeição está dentro de você. Venha se conhecer".


Estas são algumas das exposições permanentes : "Do móvel ao automóvel : Transitando pela História". Ao todo, são apresentadas ao público nessa exposição 29 peças. Foto à esquerda, com uma carruagem.


Exposição "Expansão, Ordem e Defesa": estou próxima aos minerais brasileiros, representados por pedras semi-preciosas. Foto ,abaixo, à esquerda.


Outra exposição permanente: "Memória do Estado Imperial" com estátuas , móveis , quadros de figuras da realeza e cenários da época.











Cartaz comemorativo dos 50 anos da "política nacional de museus" na frente do MHN. Foto com efeitos fotográficos , num dos arcos que compõem a arquitetura do museu. Fotos abaixo.Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.









Foto tirada no Pátio dos Canhões. Neste pátio interno de rara beleza está exposta a coleção de canhões do Museu, reunindo exemplares portugueses, ingleses, franceses, holandeses e brasileiros, representando os diversos períodos da nossa história. O acesso se dá pelo Hall dos Arcazes.


Fonte: site do museu histórico nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário