domingo, 21 de dezembro de 2008

Centro Cultural do Banco do Brasil : o CCBB

Coluna de um antiqüíssimo templo grego? Não!!! Hall central do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro.



Algumas da elaborações artísticas apresentadas no hall principal do CCBB, a Rotonda , na exposição Nova Arte Nova.

Manilhas de diversos tamanhos e espuma sintética compõem este conjunto.



Onde já se viu?? Arte feita com casinhas de cachorro?
Algumas de cabeça pra cima , outras de cabeça pra baixo...a arte é isso! e cada pessoa tem habilidade de fazer a leitura própria e enxergar de forma diferenciada.







Diz aí...meu cabelo "rastafári" , todinho trançado , também não ficava atrás...era uma verdadeira obra de arte!! O Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro tem também três teatros , auditório , sala de vídeo , cinema , salas históricas (Espaço destinado à exposição permanente "O Banco do Brasil e sua História", que conta uma parte da história do Banco do Brasil e ao conjunto de salas da antiga Presidência).





Museu Histórico Nacional


Depois de ser vista por mais de 450 mil pessoas em São Paulo em 2007 e passar por 33 cidades em todo o mundo, a exposição "Corpo Humano: Real e Fascinante", chegou ao Rio de Janeiro em setembro de 2008. Tive disponibilidade de ir até lá em 17/11/2008.
É realmente fascinante e não indicada para pessoas mais sensíveis pois de trata de uma exposição de cadáveres...é isso mesmo , pessoas já mortas, que doaram seus corpos para as ciências!!!




Cartaz de entrada da exposição do corpo humano : "A perfeição está dentro de você. Venha se conhecer".


Estas são algumas das exposições permanentes : "Do móvel ao automóvel : Transitando pela História". Ao todo, são apresentadas ao público nessa exposição 29 peças. Foto à esquerda, com uma carruagem.


Exposição "Expansão, Ordem e Defesa": estou próxima aos minerais brasileiros, representados por pedras semi-preciosas. Foto ,abaixo, à esquerda.


Outra exposição permanente: "Memória do Estado Imperial" com estátuas , móveis , quadros de figuras da realeza e cenários da época.











Cartaz comemorativo dos 50 anos da "política nacional de museus" na frente do MHN. Foto com efeitos fotográficos , num dos arcos que compõem a arquitetura do museu. Fotos abaixo.Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.









Foto tirada no Pátio dos Canhões. Neste pátio interno de rara beleza está exposta a coleção de canhões do Museu, reunindo exemplares portugueses, ingleses, franceses, holandeses e brasileiros, representando os diversos períodos da nossa história. O acesso se dá pelo Hall dos Arcazes.


Fonte: site do museu histórico nacional