quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
Que vista mais linda a da minha cidade ... chegou o verão no Rio de Janeiro !
Olhando as zonas norte, oeste e sul do alto dos 982 metros do Morro da Cocanha, no Parque Nacional da Tijuca.
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
A exposição principal de 2023 !
TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU
A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru antes da chegada dos europeus.
As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da cordilheira dos Andes e da costa oeste do continente, do norte ao sul, até cristalizar as fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da conquista europeia.
Mergulhe na rica história do Peru com "Tesouros Ancestrais do Peru". Uma exposição fascinante com 162 peças de ouro, prata, cerâmica e têxteis que nos transportam das antigas civilizações pré-hispânicas até o Império Inca. No Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, esta exposição nos conecta com o passado e a maestria das culturas antigas do Peru.
De 11/10/2023 a 29/01/2024
Evento gratuito.
Fonte: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/tesouros-ancestrais-do-peru/
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
segunda-feira, 31 de julho de 2023
quinta-feira, 6 de julho de 2023
segunda-feira, 3 de abril de 2023
terça-feira, 14 de março de 2023
sábado, 18 de fevereiro de 2023
Trilha Folia ... depois de 3 anos, estamos de volta (continua) !
Trilha Folia ... depois de 3 anos, estamos de volta !
SIIIIIM !
Com a chegada da vacinação que protege da Covid-19, este ano foi possível a realização do evento do Carnaval dentro da normalidade, com desfile das escolas de samba (no Sambódromo), bloquinhos de rua lotados ....
Desta forma, Mulher Maravilha, Bonitinha da Cara Feia, Jinks Arcane, Pugilista, Musa LGBTQIA+ e Wandinha se reuniram para fazer a sua tradicional trilha de Carnaval, coroada com um caprichado picnic.No Carnaval de 2020, fizemos nosso evento no Morro da Igreja de Nossa Senhora da Penna. Foi a primeira vez por conta de trilha e, não conhecendo muito bem, subimos caminhando e depois de descansar, fazer umas fotos e dar uma passeada lá em cima, descemos de teleférico.
Na ocasião o tempo estava, de fato, bem nublado.
Mas desta vez, retomando nossa aventura e com o tempo mais aberto com um sol para cada uma, resolvemos subir de teleférico e descer caminhando. Como costumam dizer por aí, "para descer, todo santo ajuda" !
O serviço de teleférico é gratuito e o transporte é solicitado através do acionamento de um botão, como em um elevador comum, mas tem sempre algum condutor acionando o equipamento.Na foto ao lago, Wandinha e a Pugilista aguardam o veículo.
Vale informar que logo neste ponto, havia torneira e sabonete para a higienização das mãos.
E pensar que a previsão do tempo para hoje era dia inteiro de chuva. Ficamos lá em cima por quase uma hora. O santuário tem sanitários, água geladinha e uma vista muito interessante da Freguesia e Jacarepaguá.
A Igreja da Penna, edificada sobre o Morro do Galo (hoje, Morro da Penna) é a mais antigas da Freguesia e uma das mais antigas de Jacarepaguá. Surgiu como uma ermida, em 1661, construída na altitude de 170 metros.Temos uma vista dos Parques Nacional da Tijuca, com a Serrilha do Papagaio, o Morro da Cocanha e o Pico da Tijuca. Também vemos em parcial, o Parque Estadual do Maciço da Pedra Branca, grande parte de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, ao fundo. Na lateral, o caminho das vias da Linha Amarela.
Daqui descemos, caminhando até os pés do morro. E nossa aventura seguiu para o Bosque da Freguesia, onde percorreríamos algumas da trilhas e realizaríamos nosso lanche.