quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

12 de agosto de 1859, chega ao Rio de Janeiro, a bordo da galera Banshee, o Missionário Rev. Ashbel Green Simonton, um jovem americano de 26 anos. Simonton recebeu por pública profissão de fé duas pessoas: Henry E. Milford e Camilo Cardoso de Jesus, e declarou organizada a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil, a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro; 12.01.1862, marco inicial da Igreja Presbiteriana do Brasil.


A Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, completou 150 anos em 12 de outubro deste ano. 
Na comemoração, no mesmo dia, houve lançamento de um selo e de uma medalha comemorativas.
Um ato cívico religioso também foi realizado na catedral ao som do coral Canuto Régis. 
Uma cápsula do tempo foi criada dentro da igreja para abrigar documentos atuais e as capas dos principais jornais do dia. Autoridades estiveram na solenidade.  
Impossível negar que a igreja tem ligações profundas com o Rio de Janeiro. 
Disseram no evento: “É uma igreja que tem uma história fantástica, que tem ligações com a nossa cidade". 


  
"Um casal que funda a igreja no Brasil, chega pelo porto do Rio de Janeiro. E é uma catedral que é um patrimônio histórico da nossa cidade, que é belíssima”.  

 Já o reverendo Roberto Brasileiro, que também é presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, falou o que se pode esperar da igreja de agora em diante. 
“Uma igreja cada vez mais atuante, uma igreja diferente, com a ética, com a moral, com as suas posições e uma igreja que irá de impactar esse país, mostrando que é possível o resgate do homem sem explorar o homem. 
O evangelho de acordo com a palavra de Deus”, explicou.
A fachada da igreja, à noite , em tons azulados são espetáculo à parte ... vá visitá-la ´qualquer dia ... a chamada  "igreja de portas abertas" !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário