Eu fui ... em 18 de agosto de 2012 ... e recomendo !!
Tal como a obra épica do poeta renascentista, a mostra também será dividida em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso. Na década de 50 para as comemorações dos sete séculos da “Divina Comédia”, o governo italiano encomendou a Dalí uma série de 100 aquarelas, que traduzissem com imagens uma das maiores obras literárias da história da humanidade.
Mesmo com o rompimento do acordo no meio do processo – os italianos pressionaram, insatisfeitos, por a obra estar nas mãos de um artista espanhol -, Dalí seguiu com os trabalhos e terminou todas as aquarelas por conta própria, ao longo de aproximadamente dez anos.
Dali propôs o método paranóico-crítico como uma forma de apreciar a realidade longe do racional, encontrando ligações entre objetos aparentemente desconexos.
Ele o descreveu como um "método espontâneo de conhecimento irracional baseado na objetividade crítica e sistemática das associações e interpretações dos fenômenos delirantes".
Várias ilustrações de "A Divina Comédia" surgem desse jeito de ver o cosmos de Dante e reescrever os cantos da vida e da morte.
Fonte: http://rioshow.oglobo.globo.com/exposicoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário