terça-feira, 19 de maio de 2009

Museu da República

À época do Brasil República foi sede do Poder Executivo de 1897 a 1960 , quando este se transferiu para Brasília. A partir da década de 1970, suas dependências passaram a abrigar o Museu da República , entre outras instituições. Ou seja , o museu ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império) , depois Palácio do Catete (na República) , que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1960 , após a transferência da capital para Brasília.
Mas a República é hoje. Suas histórias continuam sendo forjadas pelos governantes depois de 1960. Assim, o Museu da República tem compromissos com a preservação, a pesquisa e a comunicação da história republicana através dos diversos testemunhos que abriga, aí incluído o próprio Palácio, mas também tem compromissos de propor reflexões sobre o que acontece nos dias atuais.



Nas dependências do Palácio funcionam ainda um café, uma livraria (Livraria Museu da República), o Espaço Museu da República, que conta com um cinema , e o Museu do Folclore.


O edifício é um dos principais exemplos da arquitetura neoclássica no país (detalhe para as águias de bronze que o ornamentam), além de um belíssimo jardim. São lagos , pontes , esculturas , árvores , patinhos por tudos os lados e uma grande gruta de dar medo.





Fonte : Wikipédia e www.museudarepublica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário