O Monumento à Estácio de Sá desponta no aterro do Flamengo na forma de obelisco piramidal, tendo interiores e terraço com planta em forma de triangulo.
O monumento homenageia o fundador da cidade, e do local se tem belas vistas da enseada de Botafogo e Baía de Guanabara.
No interior do Monumento a Estácio de Sá, pode-se observar sua lápide, transladada para o local.
O Monumento é uma homenagem ao fundador da Cidade do Rio de Janeiro, o português Estácio de Sá, que faleceu após dois anos de luta contra os francesas, para retomada da terra.
Tem o objetivo também de ser um marco de celebração da fundação da cidade.Os restos mortais de Estácio de Sá se enencontram , hoje , na Igreja dos Capuchinhos (entre os bairros da Tijuca e Estácio , Zona Norte do Rio de Janeiro.
O projeto do Monumento é de 1973, de autoria de Lúcio Costa renomado arquiteto com obras de destaque no Rio de Janeiro e também autor do plano piloto de Brasília.
Trata-se de uma construção com uso de pedras típicas do Rio de Janeiro, parecendo ser granito, tendo ao centro um obelisco também de granito.
Embora não seja um mirante propriamente dito, o local tem belas vistas, e pode ser também considerado, à grosso modo, um mirante alternativo, para quem quer ver o Rio, as montanhas e águas da baía de diferentes angulos.
O Monumento fica localizado no Parque do Flamengo, próximo ao Morro da Viuva, com explendida vista para a Enseada de Botafogo, Baía da Guanabara e tendo à sua frente o Pão de Açúcar.