Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.
Na fotografia acima , o primeiro bondinho , que tivemos o prazer de conhecer ao completar uma trilha no Morro da Urca. Na foto abaixo , o segundo bondinho ... já mais parecido com o atual.
Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.
Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar.
A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
E o Espaço Cultural do Morro da Urca se chama COCORUTO , que em língua indígena significa, topo, cume , alto da cabeça...
Fonte:http://www.bondinho.com.br/