Visitei na sexta-feira passada , 27 de abril , o Parque Lage , onde havia estado , uma única vez , quando em uma excursão com a minha escola , durante o ginásio.
O Parque Henrique Lage é um parque público da cidade do Rio de Janeiro, localizado aos pés do morro do Corcovado, à rua Jardim Botânico. Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro oferece a seus moradores e turistas que por aqui passam uma exuberante natureza conjugada com a modernidade de uma grande metrópole. Sorte de você que mora ou visita o Rio !!
O Parque Lage foi recuperado em 2002 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins. Toneladas de lixo foram retiradas, o chafariz passou por reforma e os caminhos e trilhas foram devidamente recuperados.
Na foto ao lado , a vista de dentro da gruta para a área externa.
O "Ó" da curva é relacionado ao som e a cara que fazem os visitantes com a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e arredores.
A trilha , dizem , é bem sinalizada e dura o tempo entre 1:30 e 2:00 hs para alcançar o Cristo Redentor. Lembrando que , se desejar subir até o alto do Corcovado , será necessário pagar o ticket de entrada ao monumento , de R$27,00 por pessoa.
Há , no Parque Lage , uma estátua de um pintor retratando o momento em que Tom Jobim , juntamente com seu filho João Francisco , plantam uma árvore. Esse tipo de homenagem ao compositor e poeta brasileiro, feito em 1984 , serve para mostrar a necessidade de melhorias contínuas para que a beleza do parque não se perca. A entrada ao parque é gratuita , assim como o estacionamento no local.